quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Assassinato no Expresso do Oriente

Aventura com Hercule Poirot
Hoje, eu não tenho dúvida alguma de que Agatha Christie seja uma escritora exemplar. Não tenho dúvidas mesmo! Ela conseguiu me conquistar com apenas dois livros, e hoje, vou falar sobre um deles.

O Assassinato No Expresso do Oriente é um livro ótimo para quem gosta daquela histórias no estilo de Sherlock Holmes, com investigação, pistas e, como diz o nome do livro, assassinatos. Agatha consegue nos cativar com seu detetive excepcional, Hercule Poirot. Sua mente aguçada aos detalhes, seu leve sarcasmo, sua inteligência, tudo nos cativa nesse personagem, que é o principal de seus livros.

Hercule embarca no Expresso do Oriente para Instambul, e ele estranha por estar estranhamente cheio para a temporada. Durante a noite, Hercule ouve um barulho estranho na cabine ao lado da sua, ao olhar pela porta, ele vê o dono daquele compartimento, Mr. Ratchett, e ele lhe diz que está tudo bem.
Poirot volta para sua cabine e tenta dormir, mas novamente ouve outro barulho e espreita pela porta, desta vez, ele vê uma mulher de costas, trajando um robe/quimono vermelho desaparecer ao fundo do corredor.

No dia seguinte, vem à tona a notícia de que Mr. Ratchett foi morto a facadas. Doze facadas, exatamente, sendo algumas das feridas mais profundas do que as outras, o que serve de pista para Poirot. Várias pistas falsas são deixadas para enganar nosso detetive, e as pistas diferentes apontam para diversos passageiros do expresso. Poirot tem que descobrir quais são as pistas falsas e quais são as verdadeiras, o motivo do assassinato e quem foi o responsável, tudo enquanto o expresso está retido por uma tempestade de neve.

Nota: 10! Sempre 10!

Ficha Técnica:
Nome Original:  Murder on the Oriente Express
Nome no Brasil: Assassinato no Expresso do Oriente
Autor: Agatha Christie
Primeira Publicação:  1934
Gênero: Romance Policial
Tema: Investigação, oras bolas.
Editora: Nova Fronteira (essa dai que eu li)
Tradução: Archibaldo Figueira
Ilustrações: Error 404


Onde eu encontro?
Submarino (desculpem, mas não consegui achar uma versão dele sozinho no site.)



"- Você acredita em intuição - inquiriu o dr. Contantine -, aquilo que os americanos costumam chamar de Hunch?
- Não, não. Examino possibilidade."
Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie, página 145.



Nenhum comentário:

Postar um comentário