Escrito por Markus Zusak, conta a história de uma menina na Alemanha nazista, de 1939 a 1943 (isso sem contar o tempo decorrido até sua morte), que encontrou a morte três vezes e saiu suficientemente viva das três. A própria morte, de tão impressionada, resolve contar a sua história. Conta toda a trajetória da menina alemã, desde sua chegada à rua Himmel até o bombardeio, e posteriormente sua morte.
A história começa com o primeiro encontro de Liesel Meminger com a morte. Seu irmão está doente e Liesel e sua mãe estão num vagão de trem, indo em direção a Munique. O menino não chegou lá. Após o enterro do irmão, Leisel vê um livro perdido na neve e resolve guarda-lo. Quando chegam na estação de Munique, a mãe entrega Liesel em adoção, e a garota vai para Molking, mais especificamente na rua Himmel. E ali ela cresce sobre os cuidados de Rosa Hubermann, uma dona-de-casa rabugenta, e Hans Hubermann, um pintor desempregado. Nesta casa aprende a ler e começa a roubar livros. São estes livros que lhe dão o gosto pelo conhecimento, que ela leva consigo pela história inteira. Nesta mesma rua conhece pessoas que cativam até mesmo o leitor, que dirá a personagem.
Markus Zusak é um autor incrível e escreve de forma apaixonada, porém, por vezes cansativa. A Menina Que Roubava Livros é um livro carregado de sentimentos e de certa forma, macabro, até por ser contado pela própria Morte. Fala de assuntos delicados como a separação dos pais, a pobreza, a perseguição aos judeus e a guerra em si. O livro ficou na lista de livros dos mais vendidos de 2007, 2008 e 2009.Nota: 10
Ficha técnica
Nome Original: The Book Thief
Nome no Brasil: A Menina que Roubava Livros
Autor: Markus Zusak
Lançamento em: fevereiro de 2007
Gênero: Ficção
Temas: Judeus, Alemanha, Guerra.
Editora: Intrínesca
Tradução: Vera Ribeiro
Onde achar
Nenhum comentário:
Postar um comentário